top of page

       Regulamento Ranking CBRFB                       2016

 

 

CAPÍTULO I - Dos Participantes

Artigo 1º - Concorrem ao Ranking da Raça Fila Brasileiro, todos os cães que participarem de Exposições Especializadas, Exposições de Raça, Grupo ou Exposições Gerais Válidas peloCBRFB, constantes do calendário de exposições da CBKC / CBRFB

Parágrafo Único – Também concorrem ao Ranking da Raça Fila Brasileiro, todos os cães que participarem de exposições informais, conhecidas como matches.

Artigo 2º Na inscrição de qualquer cão em exposição válida para o ranking do CBRFB, estará implícita a aceitação, por parte de seu proprietário, da divulgação dos resultados e da pontuação obtidos nos veículos que o CBRFB determinar, e nos termos do presente ranking.

 

CAPITULO II Das Exposições Válidas

 

Artigo 3º Serão consideradas exposições válidas, as exposições especializadas de raça (Fila Brasileiro), de grupo ou gerais em que o árbitro tenha qualificação específica na raça, por criação, propriedade, vivência ou notório saber a respeito da raça Fila Brasileiro.

Parágrafo Único – Também serão consideradas válidas as exposições informais ( Matches), desde que, julgadas exclusivamente por criadores ou  ex-criadores da Raça Fila Brasileiro.

Artigo 4º A validação de qualquer exposição para o ranking do CBRFB, será de comum acordo com qualquer clube especializado ou eclético, através de solicitação expressa ao CBRFB, cabendo ao clube promotor do evento divulgar em sua circular que uma ou mais exposições serão válidas para o ranking do CBRFB.

Artigo 5º Caberá ao clube promotor da exposição válida para o ranking do CBRFB, solicitar ao árbitro convidado que elabore currículo cinófilo a ser publicado no catálogo do evento, expressando sua vivência com a raça Fila Brasileiro.

Artigo 6º - Exposições Especializadas –  Havendo um mínimo de 15 (quinze) exemplares presentes na pista, com obrigatoriedade de preenchimento de súmula.

Artigo 7º - Exposições de Raças – Aberta a uma só raça havendo a necessidade da presença de no mínimo 15 (quinze) cães em pista.

Artigo 8º - Exposições “Gerais – Válidas”  – Aberta a todas as raças, sendo a raça Fila Brasileiro válida para o ranking não havendo a obrigatoriedade de número mínimo de cães presentes em pista.

 

CAPÍTULO III – Do Julgamento

Artigo 9º - Estão habilitados a julgar as exposições válidas para o ranking:

  • Árbitro Especializado da raça Fila Brasileiro, Brasileiro e de outros países, pelo sistema  CBKC/FCI,

  • Árbitro de Raça, Grupo ou All Rounder, Brasileiro e de outros países que seja ou tenha sido Criador / Proprietário, ou que tenha ou teve envolvimento com a raça,

  • Árbitro All Rounder do sistema CBKC/FCI que tenha  julgado a raça em expressivos eventos dentro do sistema FCI.

  •  

Parágrafo Único - Um mesmo árbitro poderá julgar até 2 (duas) exposições no ano válidas pelo ranking, desde que sejam em estados diferentes.

Artigo 10º - Nas exposições formais, os exemplares da raça Fila Brasileiro serão divididos e julgados por classes de acordo com o Regulamento Oficial de Exposição da CBKC.

 

CAPÍTULO IV – Da Pontuação no Ranking

Artigo 11º – Para efeito de pontuação no ranking deverão ser classificados do 1º ao 3º nas classes, o 1º colocado do sexo e o melhor da raça.

Artigo 12º –. A apuração dos pontos obtidos pelos participantes será feita pelo seguinte sistema:

 

1.    Exposições    Vencedor absoluto      2 pts + número de cães batidos
 Gerais                   Sexo oposto               1 pts + número de cães batidos

 

2.     Exposições                Vencedor absoluto    10 pts + número de cães batidos
 Matches                    Sexo oposto               5 pts + número de cães batidos

3.   Exposições    Vencedor absoluto   15 pts + número de cães batidos

  Especializadas             Sexo oposto             10 pts + número de cães batidos

 

4.    Exposição    Vencedor absoluto   30 pts + número de cães batidos
           Nacional               Sexo oposto         25 pts + número de cães batido
  

Parágrafo Primeiro –   Somente nos eventos conhecidos como: exposição  Nacional do Fila, para efeitos de pontuação, a classificação nas classes será do 1º ao 5º   

Parágrafo Segundo – Somente nos eventos conhecidos como: exposição Nacional do Fila haverá mais um evento, informal e promocional, conhecido como: TOP FILA DO ANO, julgado por um criador convidado, após as exposições formais

Parágrafo Terceiro – Somente no evento TOP FILA DO ANO, em caso de empate, será utilizado o critério de : Melhor cabeça.

 

CAPÍTULO V – Das Categorias do Ranking

Artigo 13º- O Ranking CBRFB, está subdividido nas seguintes categorias:

I - GERAL – Participa todo Fila Brasileiro cujos pontos obtidos pelo participante também serão computados para o ranking de criador, padreador e matriz.

II – CRIADOR - Participa todo criador nacional registrado na CBKC cuja pontuação será obtida através da somatória de pontos ganhos no ranking pelos Filas de sua criação.

III -PADREADOR - Participa todo padreador de propriedade nacional cuja pontuação será obtida através da somatória dos pontos ganhos por todos os seus produtos.

IV – MATRIZ - Participa toda matriz de propriedade nacional cuja pontuação será obtida através da somatória dos pontos ganhos por todos os seus produtos.

 

CAPÍTULO VI – Das Disposições Gerais

Artigo 14º - O Clube especializado ou eclético organizador de exposições válidas deverá informar os resultados ao CBRFB no prazo de até 15 (quinze) dias, e que após a divulgação dos pontos apurados os concorrentes terão o prazo de 10 (dez) dias para interposição de recursos.  

Artigo 15º - Os 3 (três) melhores de cada categoria no ranking final serão premiados pelo CBRFB na Nacional do Fila do ano seguinte.

Artigo 16º - Os casos omissos do presente regulamento serão deliberados pelo CBRFB.

 

Conselho Brasileiro da Raça Fila Brasileiro CBRFB

Gestão 2016

 

bottom of page